Nascida em Recife, Brasil,  Lara Klaus é percussionista, baterista, cantora, compositora, educadora e musicoterapeuta. Dedicada especialmente ao estudo e ensino de instrumentos de percussão do nordeste do Brasil, Lara fez parte de diversos grupos e tocou com renomados artistas brasileiros, dentre eles Elba Ramalho, Roberto Menescal, Emílio Santiago e Moraes Moreira. Participou de importantes festivais de música no mundo ao lado de artistas brasileiros, como Montreux Jazz Festival (Suíça) e Samba Festival (Alemanha), e regularmente realiza shows e ministra workshops de percussão e música do nordeste brasileiro, dentro e fora do Brasil. Também como educadora, Lara é parte da ONG Integrarte, onde trabalha com músicos com síndrome de Down, tendo sido, por vários anos, diretora musical do grupo de percussão Maracaarte. 

Lara faz parte do LADAMA, um grupo formado por 4 mulheres de 4 países (Estados Unidos, Colômbia, Venezuela e Brasil) que usa a música como ferramenta de transformação social e empoderamento de mulheres e jovens. O grupo lançou seu primeiro álbum em 2017 e atualmente se encontra no processo de gravação do segundo, com produção musical do carioca Kassin, que será lançado em 2020. Além de realizar workshops e masterclasses em universidades, escolas e instituições ao redor do mundo, o grupo têm realizado turnês pela América do Sul, Estados Unidos, Europa e Canadá, tendo participado de importantes festivais e feiras de música como WOMEX,  WOMAD, Monterey Jazz Fest e Mountainstage. LADAMA foi convidado por 3 vezes para realizar palestras TED: a primeira, TEDx na cidade de Charlottesville, TED En Español em Nova Iorque (EUA) e TED Talk em Vancouver  (Canadá), com o tema "Como a música transpassa culturas e empodera comunidades".  Em 2018 teve uma de suas canções selecionadas para a trilha sonora do jogo de videogame "Fifa 2019" e em 2019 gravou a webserie Tiny Desk Concerts, nos EUA.  (www.ladamaproject.org)

“Força do Gesto” é o título do primeiro disco solo de Lara Klaus. Com produção musical de Tomaz Alves e da própria Lara, o álbum traz 10 canções, das quais 8 são parcerias em que ela divide letra e música com Zé Manoel, Mavi Pugliesi e André Macambira, entre outros. As outras duas faixas são uma releitura do grupo Azymuth e uma canção de Tomaz Alves feita especialmente para o disco. Multi-instrumentista, Lara explora diferentes combinações de percussão, desde a bateria a variados instrumentos de raiz africana, além de tocar violão e guitarra. Os músicos e amigos que participam do disco colaboram para os arranjos, somando guitarras, sintetizadores, sopros e metais. Talvez aqui a maior novidade seja a presença da voz de Lara, tanto como intérprete de suas canções como nos arranjos vocais, que complementam a sonoridade do álbum. “Força do Gesto” foi gravado entre Recife e Nova Iorque e conta com as participações especiais de Zé Manoel, Mavi Pugliesi, André Macambira, Daniela Serna, Alex Asher e Domenica Fossati. O disco foi viabilizado por meio de incentivo do Funcultura/PE.

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone